sábado, 22 de agosto de 2009

Centralização e Descentralização



A Centralização consiste em pontos centrais da Organização. Onde a maioria das decisões com relação ao trabalho executado é tomada por um ponto mais alto da organização.
O grau ideal é especifico para cada organização em função do seu, tamanho, variedade de produtos e mercados, dispersão geográfica, qualidade de pessoal e tecnologia.
Um caso muito típico de centralização é uma crise que precisa ser enfrentada, nesse caso o pessoal de nível intermediário fica meio perdido, sem indicar claramente o que se espera de cada um.

A Descentralização ao contrario da centralização, a maioria das decisões com relação trabalho executado é tomada pelos que o executam, ou seja através de sua participação. Sua maior vantagem para médias e grande empresas é a melhor forma de preparar pessoas para o topo hierárquico da organização, pois proporciona treinamento prático e oportunidades de avaliação.
Seu maior risco é a decisão errada por falta da visão de conjunto. Que muitas pessoas da administração superior costumam ter boa visão sistêmica da organização. Se a organização se descentraliza, será necessário um bom sistema de comunicação para proporcionar a visão sistêmica e quem tiver a responsabilidade de decidir.

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